terça-feira, 15 de setembro de 2009

Case Sonrisal


Já com os posts anteriores a respeito do merchandising iniciaremos agora a sessão de cases relacionados.

O Sonrisal, produto indicado para azia e má digestão realizou em 2004 uma ação de merchandising em supermercados muito interessante. Um adesivo de uma boca aberta foi colada no fim da esteira dos produtos dos caixas. Na parte inferior direita do adesivo havia a logo do produto e o texto "Se exagerar, Tome sonrisal", deixando bem clara a idéia a ser passada.

Fonte: http://www.ccsp.com.br/anuarios/anuarios.php?ano=29&premio=&c=P

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Merchandising no Ponto de Venda



Chamar a atenção e disputar os olhares dos consumidores nos pontos-de-venda é de fundamental importância para influenciar o cliente a comprar o produto, sendo que 80% das decisões de compra acontecem no ponto-de-venda. É um desafio para as empresas disputar a conquista pelos clientes, sendo que em média, o consumidor não gasta mais do que 15 segundos observando um produto exposto. Após esse tempo, se o produto não o atraiu, ele passa a observar outro, as decisões de compra, são em sua maioria mais emocionais do que racionais.


Hoje em dia, os pontos-de-venda estão sendo transformados em ambientes que simulam o dia-a-dia do público-alvo. As pessoas ao escolherem determinado produto quer se sentir parte daquilo, por isso é importante definir o público alvo, seus desejos e necessidades.


As cores são extremamente importantes para a sinalização dos produtos no PDV, assim como a iluminação. Um ambiente e seu impacto visual mudam completamente quando mudamos a iluminação. Tendência de espaços diferenciados, produtos posicionados de maneira estratégica pela loja, compõem ambientes clean e valorizam o produto.


A imagem logo acima chama a atenção de todos que passem perto, mas é voltada para a criançada, usando o lado emocional, as cores chamativas e colocadas especialmente em pontos estratégicos dentro da loja, é um exemplo comum de merchandising no ponto de venda.