terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Merchandising no Ponto de Venda



Chamar a atenção e disputar os olhares dos consumidores nos pontos-de-venda é de fundamental importância para influenciar o cliente a comprar o produto, sendo que 80% das decisões de compra acontecem no ponto-de-venda. É um desafio para as empresas disputar a conquista pelos clientes, sendo que em média, o consumidor não gasta mais do que 15 segundos observando um produto exposto. Após esse tempo, se o produto não o atraiu, ele passa a observar outro, as decisões de compra, são em sua maioria mais emocionais do que racionais.


Hoje em dia, os pontos-de-venda estão sendo transformados em ambientes que simulam o dia-a-dia do público-alvo. As pessoas ao escolherem determinado produto quer se sentir parte daquilo, por isso é importante definir o público alvo, seus desejos e necessidades.


As cores são extremamente importantes para a sinalização dos produtos no PDV, assim como a iluminação. Um ambiente e seu impacto visual mudam completamente quando mudamos a iluminação. Tendência de espaços diferenciados, produtos posicionados de maneira estratégica pela loja, compõem ambientes clean e valorizam o produto.


A imagem logo acima chama a atenção de todos que passem perto, mas é voltada para a criançada, usando o lado emocional, as cores chamativas e colocadas especialmente em pontos estratégicos dentro da loja, é um exemplo comum de merchandising no ponto de venda.

6 comentários:

  1. Num mundo extremamente midiático fica cada dia mais imprescindível buscar novas alternativas.Merchandising no PDV é sempre uma ótima opção.

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  2. Chegou um ponto em que os produtos são tão parecidos que a escolha entre um e outra é muitas vezes feita pela estética. É nessa hora que o merchandisign no PDV pode fazer toda a diferença.

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  3. Isto não tem como dar errado. Uma grande estrutura para transformar o simples mercado em um grande cenário.

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  4. Outra ação de merchandising no PDV que pesa muito no ato da compra é uma pessoa, geralmente a mulher bonita, comunicativa, simpática, bem vestida, etc. (haja adjetivo...) oferecendo e/ou apresentando os produtos às pessoas que passam alí por perto.

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  5. O merchandising da foto é muito bom. Chama a atenção da criançada e também dos pais.
    É sempre uma boa opção.

    Muuuito bom o blog meninas, parabéns!

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